Rede Nacional de Centros de Acolhimento
Ao longo do ano de 2010, manteve-se a articulação formal e informal entre o CAIS e os restantes Centros de Acolhimento, tendo sido possível a realização de um encontro no dia 22 de Junho, na FNAC, entre os Centros que já faziam parte da rede, Associação Integrar, Fundação AMI, Associação VITAE, Venerável Ordem Terceira – Casa Abrigo Padre Américo, Caritas Diocesana de Coimbra e Centro Social do Exército de Salvação e a adesão de novas instituições, nomeadamente:
- A Associação de Solidariedade Académico de Leiria, Instituição Particular de Solidariedade Social, tem como objetivo desenvolver atividades com crianças, jovens e idosos, promovendo a igualdade de oportunidades, assegurar as necessidades básicas e apoio psicossocial a indivíduos em situação de sem–abrigo e/ou sem suporte familiar.
- A Associação Remar Portuguesa, organização não governamental para o desenvolvimento, com o único objetivo de prestar ajuda a pessoas necessitadas e marginalizadas, entre as quais toxicodependentes, alcoólicos, prostitutas, famílias e crianças em risco.
- A Cáritas Diocesana de Aveiro, Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos, tem como objetivos, promoção da pessoa, combate à exclusão social, e proporcionar alojamento temporário a homens sem–abrigo.
- A Liga dos Amigos do Hospital de Elvas, Instituição Particular de Solidariedade Social, tem como objetivo dar resposta a situações de Emergência Social a indivíduos sem–abrigo.
- A Santa Casa da Misericórdia Praia da Vitória, Instituição Particular de Solidariedade Social, com a Valência de Centro "Domus Spei", tem como objetivo, acolher temporariamente indivíduos sem–abrigo, promover a melhoria da qualidade de vida e inserção socioprofissional.
- A Santa Casa da Misericórdia de Borba, Instituição Particular de Solidariedade Social, com a Valência de Centro de Alojamento Temporário, tem como objetivo garantir o acolhimento imediato e transitório a indivíduos ou famílias em situação de emergência social que não sejam enquadráveis noutras respostas.
- A Associação Desenvolvimento Regional D' Entre Tejo e Guadiana, Instituição Particular de Solidariedade Social, com a Valência de Lar de Alojamento, tem como objetivo acolher pessoas sem teto em situação de grave carência económica e fragilidade social, promovendo a sua reabilitação e reintegração social.
- A Associação de Beneficência Amizade, Instituição Particular de Solidariedade Social, com o Centro de Alojamento Temporário, tem como objetivo, apoio, acompanhamento e alojamento de indivíduos sem–abrigo.
- O Centro Paroquial e Social de Rio Frio, Instituição Particular de Solidariedade Social, com o Centro de Alojamento Temporário, tem como objetivo acolher, por um período de tempo limitado, pessoas em situação de carência, nomeadamente população flutuante, famílias desalojadas e outros grupos em situação de emergência social.