Pronto-a-Vestir Social






 

Pronto-a-Vestir Social

 


Vídeo realizado por Alexandre Martins no âmbito do Curso de Comunicação Empresarial

 

 

A Associação Integrar, no âmbito da intervenção que tem vindo a desenvolver nos diversos Projetos / Equipamentos, tem se vindo a deparar com um acréscimo de situações de pobreza e exclusão social para as quais há necessidade de continuar a procurar respostas tão diversificadas quanto as mudanças sociais que se vão manifestando.

A criação de respostas tem sido premente, sendo que a própria Instituição tem procurado encontrar respostas, com recursos internos, de forma a colmatar algumas das necessidades desta população carenciada, tendo como suporte basilar a comunidade que tão generosa se tem mostrado com a entrega de donativos diversos na Instituição.

Uma das respostas criadas pela Instituição foi o Pronto-a-Vestir Social, sito no Polo de Formação das Lages, à beira da Estrada Nacional nº 1, em Coimbra, que pretende oferecer, a população carenciada, o acesso a bens como vestuário, calçado, roupa de cama e outros adereços, a custo zero.

Mais uma vez reforçamos que o contributo solidário da comunidade tem sido uma mais valia, pois tem possibilitado a oferta de uma maior variedade e número de peças aos nossos utentes.

A Associação Integrar tem privilegiado o trabalho em articulação com outras entidades, de forma a dar resposta a um maior número de situações. Para além disso e dado o elevado número de géneros recebidos, havendo necessidade de escoamento de vestuário e calçado que a Instituição tem em excesso, a Associação Integrar formalizou parcerias com algumas Instituições, tendo sido celebrados no ano de 2011, 5 Protocolos de Colaboração com Instituições de Coimbra, a saber Loja Social "Porta Solidária", o Sindicato dos Trabalhadores Têxteis, Lanifícios e Vestuário do Centro, Junta de Freguesia de Taveiro, a ADAV, e a Casa da Mãe.

A registar em 2011, um total de 220 agregados apoiados, denotando-se um acréscimo significativo no número de situações apoiadas em comparação com o ano de 2010; regista-se um total de 12696 peças recebidas, o que denota um envolvimento e participação por parte da comunidade e a necessidade do trabalho em parceria para o apoio de mais situações e/ou para o escoamento de vestuário e calçado. Importa, ainda, referir que no ano de 2011, se distribuíram um total de 6315 peças de roupa.

Objetivos

  • Contribuir para melhorar a qualidade de vida das pessoas carenciadas;
  • Estreitar relações com a comunidade ajudando aqueles que mais precisam;
  • Promover o desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais e de Gestão.

Área Geográfica de Intervenção

Concelho de Coimbra.

A Loja da Solidariedade funciona graças à colaboração de todos quantos se dirigem à Instituição e se disponibilizam para dispensar vestuário, calçado e outros adereços. Se por um lado esta Loja é uma forma de dar visibilidade ao altruismo manifestado, por outro permite estabelecer contacto com os utentes, sendo uma forma de contribuir para o desenvolvimento de algumas competências, na medida em que o acesso aos donativos tem regras que têm de ser conhecidas, respeitadas e cumpridas.

Horário de Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira:
das 10h30 às 13h00
e das 14h30 às 18h00

 

APAREÇA!


Pronto-a-Vestir Social

Polo de Formação das Lages,
Estrada Nacional nº 1
3040-028 Coimbra

Telef.: 239 718 390

Url:
www.integrar.org/
pronto_a_vestir.htm

E-Mail:
pronto.a.vestir@integrar.org


 

NOTÍCIAS

PRONTO-A-VESTIR - OS NÚMEROS
PRONTO-A-VESTIR DA INTEGRAR APOIA MAIS PESSOAS EM 2011 RELATIVAMENTE A 2010
<Ver Mais>