Intervenção da Exmª Srª Presidente
na Sessão do 20º Aniversário

 

 

20 ANOS DA ASSOCIAÇÃO INTEGRAR

 

Minhas Senhoras e Meus Senhores,

Comemoramos hoje os 20 anos de Intervenção da Integrar.

20 anos de atividade em prol dos mais desfavorecidos do Concelho de Coimbra.

Esta bonita idade é fruto do empenho de muitas pessoas: dirigentes, voluntários, funcionários e colaboradores que, ao longo de todos estes anos, acreditaram que Coimbra precisa de uma Instituição de Solidariedade que tenha um olhar diferente sobre aqueles que, por diversas razões, se encontram nas franjas mais excluídas da nossa sociedade.

Muitos foram os projetos inovadores lançados ao longo destes anos, que sempre tiveram como objetivo ajudar quem precisa, no momento certo.

Desenvolvemos sempre as competências pessoais e sociais, para que cada utente/cliente encontre o seu rumo neste mar agitado, de grave crise social e económica.

Os muitos utentes apoiados nestes 20 anos são o reflexo de uma instituição sempre disponível para ajudar, procurando novos apoios e novas formas de financiamento, para que ninguém deixe de ser ajudado. Dos sem-abrigo, às crianças e jovens em risco, passando pelas famílias em dificuldade e beneficiários do RSI, a Integrar apoia quem dela necessita.

Através da rede de parcerias que foi construindo com muitas instituições da cidade, conseguimos encontrar as melhores soluções para cada caso.

A crise económica não nos passa ao lado.

Tivemos que fazer opções. Tivemos que conter despesas, mas continuamos empenhados em dar resposta ao número cada vez maior de pessoas que nos procuram.

Sr. Sub-Diretor Geral o nosso muito obrigada pelo empréstimo da Quinta dos Olivais.

É um espaço fundamental para ocupar e desenvolver competências com os nossos utentes do CAIS e para o cumprimento de largas dezenas de Medidas de Trabalho a Favor da Comunidade.

Estamos disponíveis para colaborar noutros projetos, para os quais nos queira desafiar, seja na área da Reinserção, seja nos Centros Educativos ou nos Estabelecimentos Prisionais.

Sr. Diretor da Segurança Social, muito obrigada pelo recente Protocolo assinado com a Integrar para implementação de uma Cantina Social, que se encontra em pleno funcionamento.

Permita-me um pedido, damos apoio a muitos beneficiários de Rendimento Social de Inserção e com eles trabalhamos competências Pessoais e Sociais.

Gostaríamos de ser contemplados com um protocolo para apoiarmos estes beneficiários de RSI, de acordo com o que já outras IPSS têm em Coimbra.

Estamos certos de que brevemente atenderá este nosso pedido.

Contamos nos próximos tempos colocar em funcionamento um novo projeto – “Mais Cuidados, Mais Integrados”.

Com ele, contamos ter um espaço onde seja possível trabalhar o aspeto físico e a aparência dos nossos utentes e de outras instituições de forma a que a imagem possa servir para reforçar a sua auto-estima e para mais facilmente terem acesso ao emprego.

Candidatámos este projeto a vários financiamentos, aguardando resposta.

Fica aqui o meu desafio à Sra. Diretora do Jumbo, Dra. Cristina, nossa parceira noutros projetos, para que encare a possibilidade de apoiar esta nova iniciativa.

O desafio que se apresenta aos novos Corpos Gerentes é o de manter a qualidade, a inovação e o empenho que a Instituição teve nestes 20 anos.

Muito obrigada a todos pela presença.

Coimbra, 20 de junho de 2014

A Presidente da Direção

Helena Lourinho


Associação Integrar

(Sede Nacional)

Rua do Teodoro, nº 1
3030-213 Coimbra

Telef.:
239 705 697 / 239 723 705

Telem.:
917 972 859

Fax: 239 713 782

Url: www.integrar.org

E-Mail: integrar@integrar.org